Pela primeira vez, em 15 anos de existência, a Universidade Federal do ABC irá homenagear pessoas e instituições que, mesmo não compondo a estrutura interna da UFABC, tiveram papel relevante para a história da Universidade. Para isso, contou com a participação de toda a comunidade universitária na indicação de nomes a serem homenageados no evento “Você é parte da nossa história: UFABC 15 anos”, dividido em cinco categorias: Excelência Acadêmica, Inclusão/Transformação Social, Internacionalização e Interdisciplinaridade. As e os agraciados receberão um diploma em reconhecimento por sua contribuição à UFABC durante o III Congresso da UFABC.
2021 também será o ano com a maior e mais diversificada entrega de títulos de doutoras honoris causa da UFABC: serão três mulheres, duas delas negras, a serem condecoradas com a homenagem máxima da comunidade universitária.
A poetisa madeirense Dalila Teles Veras será reconhecida pelo seu o elo com a UFABC desde os primórdios da história da instituição, além das imensuráveis realizações durante todos os anos de dedicação à Cultura, à Academia e à UFABC. Dalia será a primeira mulher a receber a condecoração na UFABC. Já as professoras Petronilha Beatriz Gonçalves (UFSCar) e Silva e Matilde Ribeiro (Unila) serão as primeiras pessoas negras a receberem o título honoris causa na UFABC, ato que não apenas reconhece a importante trajetória dessas duas grandes intelectuais, como também sinaliza a necessidade de construção de uma universidade pública comprometida com as demandas da sociedade brasileira.